Com todo esse isolamento social, uma coisa vem tirando o sono de muitas mulheres: o cuidado com o cabelo.
Sim, porque bastam poucas semanas para o cabelo começar a perder o corte, apresentar pontas, ficar com a franja esquisita, mas aí, o que fazer?
Pois é, enquanto algumas mulheres simplesmente optam por acomodar os fios em coque ou rabo de cavalo, para não ter que pensar nisso, outras preferem se arriscar no corte feito em casa, que, realmente, é arriscado.
Mas, se você não tem medo e é do time que acha que cabelo cresce rápido, separamos aqui algumas dicas para lhe ajudar a renovar o visual sem comprometer o look, além disso também dá pra usar Big Hair pra acelerar o crescimento do cabelo, caso algo sai errado…rs
Preparada? Então vamos lá:
Material adequado
A primeira coisa a ter em mente é que o resultado não ficará legal se não tiver uma boa tesoura. Sim, antes de mais nada é preciso contar com uma tesoura adequada. Por exemplo, uma tesoura profissional tem um corte mais preciso, fio por fio, enquanto aquelas de tapeçaria ou de papel são menos certeiras.
Mas… caso você não conte uma tesoura de cabeleireiro em casa (o que é bem provável), a dica é optar por uma tesoura com a lâmina bem afiada.
Fios molhados
Nada de pensar em cortar o cabelo com os fios secos, embora possa parecer que com ele seco ajude a visualizar o resultado final, na verdade, a tesoura acaba escorregando mais no fio seco, e isso pode resultar em perder o controle do corte, e com isso, você acabar cortando mais do que queria. Já, o fio molhado ‘segura’ mais o movimento da tesoura”.
Não abuse da sorte
Não vá com muita cede ao pote. Mesmo que esteja achando que cortar não é tão difícil quanto pensava, antes de decidir por uma mudança radical, considere dar só uma aparada no cabelo. Uma dica é ir cortando de pouquinho em pouquinho, para ir vendo o comprimento ideal.
Mas, atenção, não esqueça que cabelo molhado encolhe.
Posição ideal
Na hora de buscar a melhor posição, saiba que a melhor para fazer o corte é de frente para o espelho, em pé, de preferência, se assegurando de manter a simetria com o outro lado, ao aparar cada mecha do cabelo.
Já, no caso de ter um corte mais curto, a dica é usar o tato. Assim, pegue uma mecha na nuca e corte, depois, cheque no espelho se gostou do resultado. Feito isso, pegue outra mecha e, com o tato, e olhe no espelho. Vá fazendo assim até chegar no resultado que queria, ou o mais próximo possível.
Técnica do rabo de cavalo
No caso de você querer de qualquer jeito dar uma aparada nas melenas, então ainda é possível fazer isso sem grandes riscos, usando a técnica do rabo de cavalo.
Para essa técnica terá que pegar os fios e segurar no alto da cabeça, como um rabo de cavalo alto, então, é só cortar as pontas do cabelo com a tesoura. Dessa forma, dará mais movimento ao corte sem alterar muito o comprimento.
Mas, atenção, procure picotar, no máximo, dois dedos.
Vale saber que o bom dessa técnica é que, mesmo se der errado, o cabelo fica legal, pois se cortar demais os fios, o máximo que acontecerá será um repicado mais radical.
Lembrando que o ideal é deixar para radicalizar quando a quarentena acabar e puder ir ao salão. Enquanto isso, a dica é só aparar os fios.
Essas foram dicas para quem quer cortar o próprio cabelo, já cortar o de outra pessoa da casa, no entanto, é bem mais fácil, basta seguir as orientações de contar com uma boa tesoura, cortar fios molhados, não ultrapassar os dois dedos… no mais, é não se desesperar porque, felizmente, o cabelo cresce.