É preciso entender que a próstata é uma glândula localizada na saída da bexiga, que produz esperma, o líquido responsável por transportar os espermatozoides, por isso, sendo muito importante na fase reprodutora do homem, porém, depois dos 40 anos de idade, seu papel se transforma.
A próstata, então, passa a ser um órgão sem função e indesejável, devido ao seu crescimento em 80%, 90% dos homens adultos, o qual apesar de não provocar complicações, acaba interferindo na qualidade de vida em função de alguns transtornos para urinar.
Por isso, a próstata sempre deve receber muita atenção, e uma boa forma de tratar é lançando mão de opções caseiras, que podem até ser usadas como complementos de tratamentos clínicos da próstata aumentada, ou mesmo, para ajudar a diminuir inflamações da glândula, facilitar o fluxo da urina e prevenir o câncer.
Dentre os tratamentos naturais para próstata disponíveis para a venda o Renova Prost é a melhor escolha, então se quiser investir em algo pago em vez de tentar as receitas caseiras, fica a dica.
Confira abaixo as melhores opções naturais para tratar a próstata
1. Extrato de Saw palmetto
Uma ótima opção natural para próstata é o extrato de saw palmetto, uma planta medicinal que possui propriedades antiestrogênicas e ajudam a combater a hiperplasia benigna da próstata, que é umas principais causas de próstata aumentada.
Ingredientes
- 1 colher de chá do estrato em pó de saw palmetto;
- ½ de água, com cerca de 125 ml.
Modo de preparo
Seu preparo é bem simples, basta colocar 1 colher de chá do pó de saw palmetto num copo de água, dissolver e tomar 2 vezes ao dia.
Quem preferir, pode consumir o Saw palmetto em forma de cápsula, que torna o seu uso mais prático e fácil.
2. Suco de tomate
E não podia faltar nessa lista o tomate, conhecido como ótima forma de tratar a próstata, e isso por ser rico em vitamina C, ácido fólico, ferro e outros minerais, além de também ser rico em licopeno que ajuda a combater a inflamação da próstata. Uma boa forma de consumir o tomate e aproveitar todas as suas propriedades, é em forma de suco.
Ingredientes
- 2 a 3 tomates maduros;
- 250 ml de água.
Modo de preparo
Bata os tomates com a água no liquidificador e tome 1 copo por dia.
3. Cápsulas de Urtiga
Outra opção natural para tratar a próstata é a urtiga, planta rica em substâncias que diminuem as enzimas responsáveis pela inflamação da glândula, que também ajuda a regular os níveis de testosterona. A urtiga não só ajuda a diminuir o tamanho da próstata como alivia os sintomas mais frequentes, especialmente a dificuldade de urinar.
Ingredientes
- Cápsula de raiz de urtiga.
Como tomar
Para tratar a inflamação da próstata o indicado é ingerir a cápsula de raiz de urtiga, 3 vezes ao dia, após as refeições, por exemplo.
4. Sementes de abóbora
Outra excelente opção de tratamento natural e uma das mais populares, é ingerir sementes de abóbora, pois contêm substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que, não só tratam a inflamação da glândula como, também, previnem o surgimento de câncer.
O indicado é comer um punhado de sementes todos os dias, com o café da manhã, por exemplo, ou também, usar o óleo de semente de abóbora no preparo de pratos.
5. Adequando a alimentação
Por fim, além dessas dicas naturais para tratar a próstata, vale considerar uma reeducação alimentar, pois uma alimentação equilibrada, que é aquela que fornece ao organismo todos os nutrientes necessários, faz toda a diferença para tratar a inflamação da próstata e prevenir o câncer.