O zumbido no ouvido é considerado como uma ilusão da audição, ou seja, não passa de uma sensação sonora que não tem nenhuma relação com uma fonte externa de estímulo auditivo.
Em grande parte dos casos em que o problema se apresenta, ele é considerado uma percepção auditiva fantasma, que é percebida somente pelo paciente, dificultando muito o processo de investigação do quadro.
Mais do que isso, o barulho pode variar de uma pessoa para a outra, isso é, nem todo mundo ouve o zumbido da mesma forma.
Alguns ouvem como se fosse o canto de uma cigarra, outros ouvem uma cachoeira, alguns escutam um zumbido agudo e fino, outros um apito. Alguns pacientes, por sua vez, ouvem o zumbido apenas quando há silencio no ambiente, enquanto outros ouvem o som o dia inteiro.
Vale lembrar que o zumbido, por si só, não é considerado um problema. No entanto, ele é o sintoma de que algo está acontecendo e precisa ser investigado.
Recomendado: Calminax Prezzo
Sendo assim, existem muitas causas que podem ser consideradas nesses casos, bem como outros sintomas que podem estar associados, tais como dores de cabeça, tontura, febre e mais.
O que pode causar zumbido no ouvido
Como já foi dito, existem muitas as condições que podem ser consideradas as causas do zumbido no ouvido. Dentre elas, infecções, cera em excesso, lesões no ouvido e outras.
Mesmo assim, existem muitos outros fatores que não têm relação com o sistema auditivo e que podem despertar esse sintoma.
Dentre eles, podemos considerar algumas condições cardiovasculares, problemas de coluna, diabetes, problemas na articulação da mandíbula, tabagismo, consumo excessivo de cafeína, excesso de álcool e muitos outros.
Vale lembrar ainda que, ao contrário do que muitas pensam, o zumbido no ouvido não atinge majoritariamente os idosos.
O que acontece é que uma das possíveis causas do problema é justamente a perda auditiva, que é algo bastante comum em pacientes dessa faixa etária.
Porém, esse som incomodo e desagradável pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, tendo elas uma audição normal ou não.
Por outro lado, existe um fator que ainda não tem explicação pela ciência, que é o fato de que o zumbido no ouvido afeta, em sua maioria, pessoas do sexo feminino
O mais importante de tudo é sempre procurar um médico para que seja possível avaliar o quadro e identificar as causas que podem estar ocasionando o desconforto!